

O Letra Lacaniana: Transformação Pessoal e Coletiva na Psicanálise
O Letra Lacaniana surge com o compromisso de democratizar o acesso ao saber da psicanálise lacaniana, promovendo um espaço de reflexão e aprofundamento teórico diante dos desafios da clínica contemporânea.
Diante dos novos sintomas, das fôrmas-ações sexuais, das questões de identidade, do mal-dito, do des[p]ejo d[e]o analista, do desejo enquanto gozo e das possíveis articulações da psicanálise com outros campos que envolvem a linguagem, O Letra Lacaniana propõe um ambiente de produção e troca de conhecimento psicanalítico.
Suas raízes estão ancoradas em outros movimentos psicanalíticos e grupos de estudo no território itajaiense, tais como: o Grupo dos Sete (S1) (2014-2015), o Grupo Sinthoma (2016-2017), o Grupo de Estudos Descobrindo Freud (2017-2018) e o Grupo de Estudos Lacan na Sua Forma Mais Simples® (2018 – atual).
Inspirado por esses precursores e impulsionado pelo desejo de seus fundadores, Tamayra Pauline Henkel (CRP 12/15098) e Ricardo Steil (CRP 12/145414) – ambos psicólogos e psicanalistas lacanianos –, O Letra Lacaniana oferece um espaço exclusivo para jovens entusiastas que buscam um mergulho profundo e rigoroso na psicanálise freudiana e lacaniana.
O saber da psicanálise lacaniana não é um corpo fixo de doutrinas, mas sim uma constante provocação ao pensamento.
Nesse sentido, O Letra Lacaniana visa implicar o sujeito na exploração crítica e contínua dos desafios impostos pela clínica contemporânea. Afinal, sendo a linguagem um movimento em constante transformação, o sujeito da psicanálise do século XX não é o mesmo que encontramos na psicanálise do século XXI.
Por fim, ressaltamos que a produção freudiana-lacaniana não é um enigma indecifrável, mas sim um convite a uma jornada de descobertas, significações e reformulações sobre o mundo que nos cerca.
Seja bem-vindo e fale…
Pois, a escuta será sua companheira durante esta travessia.
Saudações lacanianas